PRODUTOS‎ > ‎

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CRI

SERVIÇOS DISPONÍVEIS
  • Consulta Eletrônica do Andamento (e-Andamento)
É disponibilizada para que o cliente possa consultar o andamento de um serviço solicitado no cartório como: pedido de certidão, protocolo e pedido para exame e cálculo das custas. Para isso, quando é cadastrado/alterado (status) um pedido de certidão, protocolo ou guia exame no Cart, esses dados são armazenados no banco de dados para posterior envio através de um serviço configurado no servidor que monitora o que deverá ser encaminhado ao CRI-PR (Cart Servidor CRI).
  • Pedido Eletrônico de Certidão (e-Certidão)
O cliente solicita para um cartório um pedido de certidão, sendo de forma física ou eletrônica e podendo ser enviada por correio, retirada no balcão ou meio eletrônico. Essa busca de novos pedidos será feita através de um serviço configurado no servidor do Cart que ficará de tempos em tempos solicitando ao CRI se existe novos pedidos de certidões. Caso haja, será criado automaticamente no Cart um pedido de certidão. Quando um pedido é gerado automaticamente, é possível verificar essa informação no campo anotações (Gerado automaticamente pelo CRI-PR.). 
  • Certidão Eletrônica
Após a criação automática do pedido de certidão, o usuário do sistema irá gerar a certidão de acordo com o que foi solicitado. Caso a forma de envio solicitada pelo cliente seja “Meio Eletrônico”, o usuário do sistema deverá gerar o documento digital da certidão no botão “Gerar Documento Digital”.
Tendo gerada certidão eletrônica e assinada digitalmente, o serviço do Cart Servidor CRI irá criptografar as informações da certidão e enviar ao serviço do CRI para que esteja disponível para o cliente em meio eletrônico.
  • Certidão Física Envio Correio
Caso o cliente solicite que a certidão seja física e enviado pelo correio, o usuário do sistema deverá gerar a certidão e imprimir. Tendo a certidão em mãos, deverá enviar a mesma por correio. Primeiramente o status desse pedido ficará como finalizada sem código de rastreamento. Esse código deverá ser solicitado aos Correios quando o cartório realizar o envio da certidão para o cliente. Tendo esse código, é possível atualizar a certidão informando no campo “Cód Rastreio” na tela de Pedido de Certidão. O Cart Servidor CRI irá mandar para o CRI o código de rastreio para que o cliente possa rastrear o pedido dele.
  • E-Matrícula
Serviço que permite ao usuário visualizar a imagem da matrícula.

COMO UTILIZAR
  • Configuração das Credenciais
Clique no Menu Configurações / Configurações CRI e cadastre o número do CNS e a senha que será utilizada para acessar o serviço do CRI-PR. Essas informações deverão ser solicitadas ao CRI.

OBS: Será necessário também disponibilizar no servidor onde o Cart Imóveis está instalado, o Cart CRI Servidor (CartCRIServidor.exe).

  • Configuração do Rodapé

Para a certidão eletrônica é necessário ter algumas informações no rodapé da primeira página como: Informações para consulta da certidão no CRI, brasão do Brasil e assinatura digital.

A imagem do brasão deverá estar no mesmo diretório do Cart Imóveis com o nome "brasao_brasil.bmp".

O cliente precisará cadastrar um modelo de certidão com o rodapé cadastrado como o exemplo abaixo: Rodapé Info Consulta CRI, Rodapé Brasão, Rodapé Info Assinatura CRI.

Para configurar o documento para que as informações apareçam somente na primeira página, clique com o botão direito sobre a barra do grupo "Rodapé", acesse o menu "Grupos" -> "Propriedades", e selecione "Visibility" = "on first page".


Caso seja necessário um rodapé diferente nas demais páginas, pode ser inserido clicando com o botão direito dentro do rodapé, e acessando o menu "Grupos" -> "Rodapé".

MONITORAMENTO

Foi disponibilizado no Cart a possibilidade do usuário monitorar os serviços do CRI através do Menu Centrais CRI Monitoramento CRI.

Comments