- Por upload no site https://registrocivil.org.br/. Para a opção de envio do lote XML via upload, é necessário que o checkbox [Enviar pelo webservice] esteja desmarcada. Quando isso ocorrer, será habilitado o campo [Pasta] para que seja informada a pasta onde devem ser gerados os lotes CRC. O sistema permite selecionar o Tipo de Registro que será gerado, tendo como opções Todos e/ou Nascimento, Casamento, Óbito e Natimorto.
Após clicar no botão [Gerar], os arquivos passam por uma validação de dados e a geração dos lotes. No caso da opção via upload, o arquivo XML gerado deve ser enviado para o CRC via site próprio. Para fins de homologação, deve ser utilizado o site https://wsh.registrocivil.org.br/
- Via WebService no menu Especiais > Geração / Envio de Lote CRC, foi criado um checkbox [Enviar pelo webservice] marcado como padrão sempre que a tela for aberta, conforme imagem abaixo.
Quando estiver marcado para enviar os registros pelo webservice, pode-se fazer os testes com o servidor de homologação do CRC. Para isso, é necessário incluir a tag “WEBSERVICECRCTESTE=1” nas configurações especiais.
Existem quatro abas na tela de Geração/Envio de Lotes CRC, das quais somente a primeira é habilitada quando a opção escolhida for de envio de lotes via upload: [Erros de Validação]. Nessa pasta estarão os registros civis que não contemplaram as validações exigidas pelo site do CRC. Clicando-se uma vez no registro civil, é apresentada a mensagem de erro correspondente. Do lado direito tem um botão que abre o registro civil. Uma vez aberto o registro e realizadas alterações, ao voltar na tela original clique no botão ATUALIZAR REGISTRO para atualizar os dados e validar a correção.
Na segunda aba [Erros de Envio] estão os registros recusados pelo servidor do CRC também é possível abrir o registro corresponde. Clicando uma vez no mesmo, na caixa de texto de mensagem de erro é apresentado o motivo do registro não ter sido enviado. O registro com erro de envio será incluído na lista dos registros que precisam ser reenviados.
Na terceira aba [envios realizados com sucesso] os registros são listados e pode-se ver o conteúdo do XML enviado clicando no registro. Também pode ser aberto o registro para conferência das informações.
NOTA: Recomenda-se fortemente o envio dos registros via webservice, uma vez que esse procedimento é realizado registro a registro. Já o envio de lotes de registros via upload possibilita a negação do arquivo devido ao seu tamanho.
2. Validações exigidas para a nova estrutura XML
Algumas validações foram introduzidas para a geração do arquivo XML.
2.1 Validações Gerais
O código IBGE do município a ser enviado deve ser o completo. Desta forma, é necessário atualizar o arquivo de cidades do IBGE acessando no CART CIVIL o menu [Configurações | Atualizar Cidades, Estados e Países do IBGE]. Recomenda-se fazer a atualização via web. A atualização via arquivo vai procurar o arquivo “CIDADE.TXT” e, se não encontrar, o arquivo DTB_2014_Municipio.xls, presente em http://super6.alkasoft.com.br/upcomplementos/CRC_IBGE. Recomenda-se o uso deste último arquivo.
Os arquivos CRC_Locais_de_Obito.csv, CRC_Regimes_Casamento.csv, CBO2002-Ocupacao.txt, CRC_Estados_Civis.csv, IBGE_Paises.csv, Ocupações CBO-Tipos de Profissões.csv, NacionalidadePaisIBGE.csv, também presentes em \\alka-06\UpComplementos, devem ser adicionados no diretório onde se encontra o executável do Cart Civil para atualização da base. A atualização da base a partir destes arquivos é automática, uma vez executado o Cart Civil.
As profissões da base do Cart Civil precisam ser mapeadas com as ocupações CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) a partir do menu [Configurações | Mapear Tipos de Profissões x Ocupações CBO].
2.2 Validações para casamentos
Quando apresentar a mensagem de nacionalidade não mapeada no IBGE, é necessário primeiro mapear o país com uma tabela TJSC [Configurações | Mapear Valores Personalizados TJSC]. O mesmo deve ocorrer com a Nacionalidade: Uma vez mapeada , clicar em [Configurações | Mapear Nacionalidades / Países do IBGE].
3. Geração de lotes no formato antigo
Para gerar os lotes no formato antigo, não é permitida existência da tag [GERACAOCRCXML=1] ou esta precisa estar marcada para com valor igual a [0].
As funcionalidades anteriores foram mantidas.
Observação: Caso a listagem dos países estejam com os nomes em minúsculos ou incompletos, podem ser removidos e importados através de um arquivo txt, com a listagem completa de todos Países. Arquivo pode ser solicitado ao suporte.
Para mapear os valores do TJ SC, configure a tag COPIARVALORESTJSC=1 na aba Outros das Configurações do Cartório, conforme imagem abaixo.