Releases de Versões‎ > ‎Cart SC‎ > ‎

2016-03-08 CART CN-CC [Versão 4.0.1.181]


Chamado CC-859:
CART CÍVIL: Nascimento > Cadastrar:
Implementada a melhoria para deixar o campo Sexo por extenso.
Imagem 1 - Tela Impressão de Certidão de Nascimento

Chamado CC-845
CART CÍVIL > Especiais > Geração / Envio de Lotes 
Novas Funcionalidades para a Central CRC - Novo Formato (XML):

A nova implementação de envio de informações para o CRC contempla a geração e envio de registros Civis de NascimentosÓbitos, Casamentos e Natimortos. Utiliza o formato XML, diferente do arquivo TXT, o qual é separado pelo caractere “;”

1. Geração/Envio de lotes no novo formato
O novo formato dos lotes a serem enviados para o CRC caracteriza-se por ter estrutura XML. Para habilitar esse novo tipo de formato, é necessário que exista a tag [GERACAOCRCXML] com valor igual a [1] no Menu Configurações > Configurações de Ofício > aba Outros.
Imagem 2 - Tela de Configurações do Ofício
Existem duas opções de envio do arquivo XML: 
  • Por upload no site https://registrocivil.org.br/. Para a opção de envio do lote XML via upload, é necessário que o checkbox [Enviar pelo webservice] esteja desmarcada. Quando isso ocorrer, será habilitado o campo [Pasta] para que seja informada a pasta onde devem ser gerados os lotes CRC. O sistema permite selecionar o Tipo de Registro que será gerado, tendo como opções Todos e/ou Nascimento, Casamento, Óbito e Natimorto.
Após clicar no botão [Gerar], os arquivos passam por uma validação de dados e a geração dos lotes. No caso da opção via upload, o arquivo XML gerado deve ser enviado para o CRC via site próprio. Para fins de homologação, deve ser utilizado o site https://wsh.registrocivil.org.br/
  • Via WebService no menu Especiais > Geração / Envio de Lote CRC, foi criado um checkbox [Enviar pelo webservice] marcado como padrão sempre que a tela for aberta, conforme imagem abaixo.
Imagem 3 - Tela de Envio Lote do CRC

Quando estiver marcado para enviar os registros pelo webservice, pode-se fazer os testes com o servidor de homologação do CRC. Para isso, é necessário incluir a tag “WEBSERVICECRCTESTE=1” nas configurações especiais.

Existem quatro abas na tela de Geração/Envio de Lotes CRC, das quais somente a primeira é habilitada quando a opção escolhida for de envio de lotes via upload: [Erros de Validação]. Nessa pasta estarão os registros civis que não contemplaram as validações exigidas pelo site do CRC. Clicando-se uma vez no registro civil, é apresentada a mensagem de erro correspondente. Do lado direito tem um botão que abre o registro civil. Uma vez aberto o registro e realizadas alterações, ao voltar na tela original clique no botão ATUALIZAR REGISTRO para atualizar os dados e validar a correção.

Na segunda aba [Erros de Envio] estão os registros recusados pelo servidor do CRC também é possível abrir o registro corresponde. Clicando uma vez no mesmo, na caixa de texto de mensagem de erro é apresentado o motivo do registro não ter sido enviado. O registro com erro de envio será incluído na lista dos registros que precisam ser reenviados.

Na terceira aba [envios realizados com sucesso] os registros são listados e pode-se ver o conteúdo do XML enviado clicando no registro. Também pode ser aberto o registro para conferência das informações.

NOTA: Recomenda-se fortemente o envio dos registros via webservice, uma vez que esse procedimento é realizado registro a registro. Já o envio de lotes de registros via upload possibilita a negação do arquivo devido ao seu tamanho. 


2. Validações exigidas para a nova estrutura XML

Algumas validações foram introduzidas para a geração do arquivo XML.

2.1 Validações Gerais

O código IBGE do município a ser enviado deve ser o completo. Desta forma, é necessário atualizar o arquivo de cidades do IBGE acessando no CART CIVIL o menu [Configurações | Atualizar Cidades, Estados e Países do IBGE]. Recomenda-se fazer a atualização via web. A atualização via arquivo vai procurar o arquivo “CIDADE.TXT” e, se não encontrar, o arquivo DTB_2014_Municipio.xls, presente em http://super6.alkasoft.com.br/upcomplementos/CRC_IBGE. Recomenda-se o uso deste último arquivo.

Imagem 4  - Caminho a tela de Atualização de Cidades, Estados e Países do IBGE

Os arquivos CRC_Locais_de_Obito.csv, CRC_Regimes_Casamento.csv, CBO2002-Ocupacao.txt, CRC_Estados_Civis.csv, IBGE_Paises.csv, Ocupações CBO-Tipos de Profissões.csv, NacionalidadePaisIBGE.csv, também presentes em \\alka-06\UpComplementos,  devem ser adicionados no diretório onde se encontra o executável do Cart Civil para atualização da base. A atualização da base a partir destes arquivos é automática, uma vez executado o Cart Civil.

As profissões da base do Cart Civil precisam ser mapeadas com as ocupações CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) a partir do menu [Configurações | Mapear Tipos de Profissões x Ocupações CBO].

             2.2 Validações para casamentos

Quando apresentar a mensagem de nacionalidade não mapeada no IBGE, é necessário primeiro mapear o país com uma tabela TJSC [Configurações | Mapear Valores Personalizados TJSC]O mesmo deve ocorrer com a Nacionalidade: Uma vez mapeada , clicar em [Configurações | Mapear Nacionalidades / Países do IBGE].


Imagem 5  - Tela de Personalização e Mapeamento Conjuntos de Valores do TJSC

3. Geração de lotes no formato antigo

Para gerar os lotes no formato antigo, não é permitida existência da tag [GERACAOCRCXML=1] ou esta precisa estar marcada para com valor igual a [0].

As funcionalidades anteriores foram mantidas.

Observação: Caso a listagem dos países estejam com os nomes em minúsculos ou incompletos, podem ser removidos e importados através de um arquivo txt, com a listagem completa de todos Países. Arquivo pode ser solicitado ao suporte.

Para mapear os valores do TJ SC, configure a tag COPIARVALORESTJSC=1 na aba Outros das Configurações do Cartório, conforme imagem abaixo.

Imagem 6  - Tela de Configuração de Ofício

Comments