Cadastrar

1. Acesse CART Imóveis > Guia > Cadastrar

Imagem 1 - Caminho de acesso a tela de Cadastro de Guia

Segue abaixo a descrição da função de cada botão disponível na tela correspondente:

NOVO: Clique em Novo para cadastrar uma nova guia;

GRAVAR: Clique em Gravar para salvar os dados inseridos na guia cadastrada;

APAGAR: Clique em Apagar se desejas excluir uma guia que já está gravada no sistema;

IMPRIMIR: Clique em Imprimir para fazer a impressão da guia cadastrada;

PROTOCOLAR: Depois da Guia gravada, clique em Protocolar caso para registrar o protocolo da guia correspondente;

Imagem 2 - Tela de Cadastro de Guia

Abaixo a segue a descrição de cada campo da tela de Cadastro de Guia, detalhando suas funcionalidades, regras e particularidades (quando houver):

  • Número: O numero da guia é sequencial e o sistema carregada automaticamente;

  • Data: A data é carregada automaticamente pelo sistema;

  • Prazo: São trinta dias corridos a partir da data de entrada do título;

  • Recebido: Preencha o campo para gerar o recibo da guia. O botão RECIBO só é habilitado quando o campo Recebido possui um valor.

  • Emolumentos: Esses valores são carregados conforme os atos vinculados na aba ITENS.

  • Data de Pagamento: Informe uma data para gerar o Recibo de pagamento da Guia.

  • Solicitante: Informe o nome da pessoa solicitante para emissão da guia. Sistema permite digitação direta para informar o nome do solicitante e também obriga que solicitante tenha um vínculo com o Cadastro de Indicador. Para habilitar essa função, acesse o menu Configurações > Configurações do Ofício > aba Guias e marque a opção "Obrigar vínculo com Indicador Pessoal (Guias/Pedidos)". Para o bloqueio total da digitação dos dados nesse campo, acesse o menu Configurações > Personalizar Valores, busque pelo conjunto "Interessados", marque a opção "bloquear digitação" e por fim clique no botão INSERIR VALOR e FECHAR.

  • Tipo: Selecione o tipo de pessoa Física ou Jurídica;

  • Documento: Selecione o tipo de documento do solicitante [CPF, RG ou CNPJ];

  • Número: Informe o número do tipo de documento selecionado anteriormente;

  • Nome de Contato:

  • E-mail: Informe o e-mail para contato. Cada e-mail informado é adicionado em uma nova linha. Clique em ENTER para adicionar uma nova linha.

  • Telefone: Informe o número de telefone da pessoa de contato;

  • Situação do Título: Selecione a situação atual do título cadastrado. Por padrão o CART Imóveis traz preenchido a situação do título como "Não Analisado";

  • Prioridade: Selecione a prioridade da guia cadastrada. A prioridade pode ser classificada como Alta, Baixa, Hoje, Normal e Urgente. O preenchimento desse campo fica a critério da serventia;

  • Anotações: Utilize esse campo para adicionar qualquer informação complementar. É um campo livre.

  • Exigências: Selecione o quadrante correspondente que apresenta os requisitos que devem ser cumpridos para que o título seja registrado.

PARTICULARIDADES POR ESTADO

1.2. Na parte inferior da guia existem abas para registrar e controlar informações:

  • ANDAMENTO - Todas as alterações no campo SITUAÇÃO DO TÍTULO são registrados na aba andamentos, se quiser adicionar manualmente clique no botão + ou remova no botão -.

  • ITENS - Selecione os itens clicando no botão + e removendo no botão -.

- A coluna Descrição mostra o item selecionado e o tipo de cobrança (tabela ou fixa);

- A coluna Quant traz a quantidade de atos que serão praticados. Exemplo: Duas averbações com o mesmo valor do título digite 2 no campo Quant;

- A coluna Frac. informa a fração ou percentual de cálculo do título. Exemplo: Nos casos de dois títulos de um mesmo apresentante , o primeiro item a cobrança é integral e o segundo é cobrado 2/3;

- A coluna Valor do Título mostra o valor do título à ser registrado, essa opção serve para os itens com valor tabelado. Exemplo: Compra e Venda, Registro com valor;

- A coluna Emolumentos mostra o valor de cada item e o rodapé traz a soma total dos emolumentos + selo + ISS (se houver);

- A coluna Data mostra a data de inserção do item;

- A coluna Número do Selo mostra o número do selo requisitado;

- A coluna QS mostra a quantidade de selos que será utilizada para cada item. Se a quantidade de atos for maior que 1, a quantidade de selos também deve ser considerada na mesma proporção.

Após incluir todos os itens o sistema preencherá o campo Emolumentos na janela da guia:

Para lançar um movimento financeiro clique no botão < ao lado do campo de emolumentos:

Se houver diferença entre o valor pago (campo depósito) e o valor dos itens (campo emolumentos) o sistema mostrará em vermelho.

  • PROTOCOLOS - Lista todos os protocolos associados a esta guia e a situação atual de cada um.

  • E.MAILS - Esta aba possui uma ferramenta de envio de e.mails ao cliente e mostra o histórico dos enviados e recebidos.

  • ATOS e REGISTROS - Lista todos os atos e registros vinculados ao protocolo da guia. Para visualizar ou alterar selecione o ato e clique no botão EDITAR à direita da tela.

  • MAT/RA/TR VINCULADAS - Mostra as matrículas, registros auxiliares e transcrições vinculadas a esta guia. Se quiser vincular uma sequência de matrículas utilize a opção de número tal a tal. Exemplo: Tipo Matrícula, número 1234 a 1250.

Se a mesma matrícula, registro auxiliar e transcrição estiver vinculada a outro protocolo vigente ou pedido de certidão o sistema alertará.

  • MOVIMENTOS - Lista todos os movimentos financeiros relacionados a esta guia (antecipação de emolumentos, depósito complementar e diferença).

  • TÍTULO - Nesta aba você pode informar os dados do título.

  • RECIBOS - Mostra todos os recibos gerados. Para visualizar, imprimir ou editar um recibo selecione e clique no botão à direita desta aba.

  • ARQ. - Nesta aba você pode vincular documentos e arquivos que estejam salvos localmente ou na rede, para isso cole o caminho do arquivo, selecione e clique no botão EDITAR.

  • CERTIDÃO - Lista todas as certidões emitidas e que estão vinculadas a esta guia, caso queira visualizar selecione a certidão e clique no botão EDITAR.

  • AUTENTICAÇÕES - Para autenticar um documento clique no botão +, preencha os campos correspondentes e imprima a etiqueta, lembrando que para isso você precisa ter um item "autenticação de documentos" na aba itens.

Se desejar fazer uma autenticação em forma de certidão abra um pedido/guia, clique na aba Certidão e selecione o tipo "Cópia Autenticada", selecione IMPRIMIR e clique em FIGURA para inserir uma imagem externa.

  • CARTWEB - Para os cartórios que utilizam o Cart Web essa aba mostra o identificador e senha fornecidos ao cliente para que ele acesse o andamento do seu processo pelo site.

  • ENTREGA - Cadastra os dados e a forma de entrega para os casos de envio de documentos pelo correio.

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